Este projeto tem por objetivo garantir às pessoas cegas e às de visão subnormal, o acesso ao conteúdo programático desenvolvido na escola comum, o acesso à literatura, à pesquisa e à cultura. Por meio da utilização de equipamentos da moderna tecnologia (informática), da impressão do livro em Braille, a SEDU, através da Equipe de Educação Especial, espera solucionar a demanda de atendimento às pessoas cegas e às de visão subnormal que necessitam de material em Braille e outro recursos necessários ao seu desenvolvimento educacional e sócio-cultural.
O CAP funcionará como centro de referência, oferecendo serviços de apoio pedagógico e suplementação didático ao sistema de ensino.
A SEDU contará com o apoio a assessoramento do MEC/SEESP que irá coordenar a implantação do CAP, juntamente com o apoio operacional da Associação Brasileira de Educadores de Deficiência Visual - ABEDEV.
É de responsabilidade da SEDU implantar, organizar e acompanhar o funcionamento do CAP, viabilizar recursos financeiros junto ao MEC/FNDE para aquisição dos equipamentos necessários, selecionar os professores e garantir a manutenção dos equipamentos.